MUDANÇA DA MENTE

E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que proveis qual é a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” Romanos 12:2:

A palavra “mente” tem origem no latim “mentem” e significa "pensar, conhecer, entender". No entanto, ela também pode ser associada a medir e ponderar, pois, com suas habilidades, a mente avalia o peso e as consequências dos pensamentos. A mente representa a parte imaterial e funcional do cérebro. (https://www.significados.com.br/mente/)

O relacionamento com Cristo não apenas transforma nossa forma de agir e falar, mas também impacta profundamente nossa maneira de pensar.

Quando Paulo fala sobre a renovação da mente, ele se refere a uma mudança de opinião. Essa transformação ocorre em um lugar especial, no centro controlador de tudo o que somos. A mente é responsável pelo controle do intelecto, da vontade e das emoções.

Paul Washer enfatiza que a fé que não passa pela mente é antibíblica. Se a mente é o centro controlador de nossa essência, qualquer mudança nela afetará todo o restante de nosso ser. (Washer, Paul - O evangelho de Deus & o evangelho dos homens – p. 86)

Vejamos o exemplo de Paulo. Quando seguia em direção a Damasco, ele tinha conceitos e pensamentos muito claros sobre Jesus e os seguidores do Caminho. Estava convicto de que os cristãos faziam parte de uma seita perigosa. No entanto, seu encontro com Cristo transformou radicalmente sua mente e, consequentemente, toda a sua vida.

Ao encontrar-se com o Senhor naquela estrada, Paulo teve sua realidade e mentalidade transformadas. Sua mente mudou. Seus conceitos mudaram. Ele deixou tudo o que havia conquistado até aquele momento, transformando-se no maior doutrinador da história, até morrer como mártir. De perseguidor do Evangelho a perseguido por causa do Evangelho.

Para que nossa mente seja transformada, precisamos ter um encontro real com Jesus. Hernandes Dias Lopes diz que o mundo tem uma forma elástica e flácida. Como servos do Deus altíssimo, não podemos nos moldar a essa forma, nem nos apropriar das artimanhas do adversário que mudam ao sabor do pecado, visando satisfazer a vontade da carne. Essa mudança ocorre todos os dias. (Lopes, Hernandes Dias - Romanos – o evangelho segundo Paulo –– p. 401)

A transformação daquele que se encontra com Jesus acontece de dentro para fora, assim como no milagre em Caná da Galileia, quando a água se transformou em vinho no interior das talhas (João 2:1-11).

A renovação da mente é operada pelo Espírito Santo, que conduz o homem à perfeita e agradável vontade de Deus. Warren Wiersbe diz: “Se o mundo controla nossa maneira de pensar, somos conformados, mas se Deus controla nossa maneira de pensar, somos transformados”. (Warren, Wiersbe W. Comentário bíblico expositivo, p.724)

Assim como Paulo, somos desafiados a permitir que a renovação da mente nos conduza à boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Que possamos ser transformados por essa operação divina, permitindo que nossos pensamentos se alinhem aos propósitos do Senhor. 

Graça e paz da parte de nosso Senhor Jesus Cristo.

 Pr. Decio Fonseca 


8 comentários:

  1. Amém! Que sejamos transformados pelo espírito santo todos os dias!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmã Daiane, APDSJ. Muito obrigado pelo seu comentário! É realmente inspirador ouvir o seu desejo de transformação diária pelo Espírito Santo. Que todos nós continuemos a buscar essa transformação em nossas vidas. Amém!

      Excluir
  2. Sempre me impressiono com essa palavra, transformar, metamorfose, nessa comparação da lagarta que se transforma, como definiu uma criança, na cor que voa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Godoy: Muito obrigado pelo seu comentário! Fico feliz em saber que a palavra "transformar" e a ideia de metamorfose, especialmente na bela imagem da lagarta se transformando em borboleta - ou como a criança tão poeticamente colocou, "na cor que voa" - causam uma impressão tão profunda em você. É realmente uma metáfora poderosa para mudança e crescimento. Agradeço novamente pelo seu comentário inspirador. APDSJ

      Excluir
  3. ApdSenhor! Pelo site todo, quero parabenizá-lo, pr. Décio, desejando que o Senhor possa usar seus escritos para confortar e edificar a muitos. Por este texto, em particular, quero manifestar aqui minha concordância com suas propostas. De fato, a nossa mente é uma verdadeira arena onde combatem as nossas naturezas. Cabe a nós, como faziam os imperadores, decidir, acenando com o polegar da vontade, quem vive e quem morre. Dê-nos o Senhor firmeza para preservar nossa nova natureza e que seus golpes na natureza velha, carnal, sejam fatais. Que Deus nos ajude. Grande abraço desde Florianópolis - SC.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amado companheiro Josué, APDSJ: Muito obrigado pelo seu comentário gentil e encorajador! Fico muito feliz em saber que você concorda com as propostas apresentadas e que elas têm sido úteis para você. Sua analogia da mente como uma arena onde combatem nossas naturezas é muito perspicaz. Concordo plenamente que cabe a nós decidir qual natureza prevalecerá. Que Deus nos dê a força e a firmeza para preservar nossa nova natureza. Agradeço novamente pelo seu comentário e envio um grande abraço de volta para você em Florianópolis - SC. Que Deus continue a nos ajudar em nossa jornada de fé.

      Excluir

  JESUS: O CENTRO DO CULTO “Pois onde se reunirem dois ou três em meu nome, ali eu estou no meio deles.” Mateus 18:20 (NAA) Com base na...