A VERDADEIRA LIBERDADE: VIVER EM OBEDIÊNCIA A DEUS

"Mas agora que vocês foram libertos do pecado e se tornaram servos de Deus, o fruto que colhem leva à santidade, e o seu fim é a vida eterna." (Romanos 6:22, NVI).

Deus, em Sua sabedoria, estabeleceu limites para Suas criaturas, refletindo Seu cuidado e ordem. Esses limites nos protegem e nos guiam, mas também nos lembram de que nossas escolhas têm consequências. Não podemos ser o que quisermos ou agir como desejarmos sem enfrentar os frutos de nossas decisões. Assim como em Gálatas 6:7, “O que o homem semear, isso também colherá”, somos chamados a viver dentro dos propósitos de Deus, reconhecendo que liberdade sem responsabilidade leva ao caos. Esses limites, longe de restringirem, apontam para o caminho da verdadeira vida e paz.

A verdadeira liberdade não é a ausência de limites, mas sim a capacidade de viver dentro da vontade do nosso Pai Celestial. Ela nos liberta do poder do pecado e nos direciona a uma vida plena e significativa. Diferente da libertinagem, que leva ao caos e à destruição, a liberdade em Deus traz ordem, propósito e paz. Como diz em 1 Pedro 2:16: “Vivam como pessoas livres, mas não usem a liberdade como desculpa para fazer o mal; vivam como servos de Deus.” A verdadeira liberdade encontra sua essência em obedecer Àquele que nos criou.

Deus, em Seu infinito amor, nos concedeu o presente precioso da vida, um dom carregado de significado e propósito. Ele nos criou para refletir Sua glória e deseja que vivamos de acordo com Seus planos, experimentando a plenitude de Sua vontade. Como está escrito em Efésios 2:10 “Pois somos criação de Deus, realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos.” Assim, viver dentro dos propósitos de Deus é honrar o presente da vida e encontrar realização verdadeira.

Quando seguimos nossas próprias vontades pecaminosas, inevitavelmente nos enredamos nas armadilhas do pecado, que trazem destruição e afastamento de Deus. Como Tiago 1:15 nos alerta: “Então a cobiça, depois de concebida, dá à luz o pecado; e o pecado, após ter se consumado, gera a morte.” Essa morte não é apenas física, mas espiritual, resultando em separação de Deus. Portanto, somos chamados a renunciar às nossas inclinações pecaminosas e viver segundo a vontade divina, que conduz à vida e à verdadeira liberdade em Cristo.

Sim, temos a liberdade de escolher o que queremos ser, mas as escolhas baseadas apenas em nossos próprios desejos nunca trarão uma felicidade duradoura. A verdadeira alegria e realização estão em vivermos o propósito para o qual fomos criados: sermos filhos de Deus, reconciliados com Ele por meio de Cristo Jesus. Como está escrito em João 1:12: “Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus.” É nessa identidade divina que encontramos sentido, paz e plenitude.

Gozarmos da liberdade sem a presença em nossa vida do Cristo que nos libertou é apenas uma ilusão, pois não há verdadeira emancipação longe de Cristo. Sem Ele, permanecemos escravizados pelo pecado e pelos desejos que nos afastam de Deus. Somente Jesus nos oferece a verdadeira liberdade, como Ele mesmo declarou: "Se o Filho os libertar, vocês de fato serão livres" (João 8:36, NVI). A liberdade real não é fazer o que queremos, mas viver em obediência àquele que nos criou e nos conduz à vida abundante. Sem o Libertador, a liberdade se torna um engano que aprisiona.

Concluímos que a verdadeira liberdade e a vida plena só podem ser encontradas em Deus, que, em Sua sabedoria, estabeleceu limites para proteger e guiar Suas criaturas. Esses limites não restringem, mas apontam para o caminho da paz, da ordem e da realização dentro do propósito divino. O afastamento de Deus e a busca desenfreada por desejos pessoais resultam em caos, destruição e vazio espiritual, enquanto a obediência ao Criador traz significado, alegria e plenitude.

A liberdade sem a ação do Libertador é uma ilusão; somente em Cristo somos verdadeiramente libertos do pecado e conduzidos à verdadeira vida. Ele nos chama a viver como filhos de Deus, reconciliados e renovados, refletindo Sua glória em todas as áreas de nossa existência.

Que nossas escolhas, ações e prioridades sejam direcionadas pelo amor e pela vontade de Deus, pois é n’Ele que encontramos a verdadeira essência da vida e da liberdade eterna.

Que Deus, nosso Pai, e o Senhor Jesus Cristo lhes deem graça e paz.

Pr. Décio Fonseca

 

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  HERANÇA DE FÉ ENTRE GERAÇÕES “Recordo-me da sua fé sem fingimento, a mesma que primeiro habitou em sua avó Lóide e em sua mãe Eunice, e ...