EMANUEL, DEUS CONOSCO
“Procuro alguém que venha me ajudar, mas ninguém sequer lembra que eu existo. Não tenho onde me abrigar, ninguém se importa com o que acontece comigo. Então clamo a ti, Senhor e digo: Tu és meu refúgio, és tudo que desejo na vida.” Salmos 142:4-5
É absolutamente possível se sentir sozinho mesmo quando se está cercado por pessoas. Isso é conhecido como “solidão emocional”.
A solidão não é necessariamente sobre estar fisicamente sozinho, mas sobre a sensação de estar desconectado ou não compreendido pelos outros. Esses sentimentos são comuns e humanos. Em quem buscar apoio quando este sentimento se revelar?
Davi, no salmo 142, expressa sentimentos de solidão. Há um clamor sincero e comovente do salmista que, naquele momento, expõe seu coração angustiado, buscando refúgio e misericórdia em Deus diante de adversidades esmagadoras.
Quantos são os momentos em que o sentimento de isolamento nos é palpável. Momentos onde sentimos que ninguém parece se preocupar conosco; ninguém que nos possa oferecer um refúgio seguro.
Qual é a solução para combater a solidão e o sentimento de desamparo quando nos encontramos em situações graves, onde parece que não temos apoio humano?
Voltar-se inteiramente para Deus em busca de ajuda foi o escape do salmista: “Quando estou abatido, somente tu sabes o caminho que devo seguir.” Salmos 142:3
Ninguém é capaz de te compreender tão profundamente quanto Jesus, pois Ele vivenciou o sentimento avassalador de solidão na cruz. "Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?" (Mateus 27.46). Por essa razão, somente Ele pode entender verdadeiramente a tua solidão e oferecer o consolo necessário para enfrentá-la.
Saber que Deus está conosco nos faz sentir seguros. Quando temos essa noção, tudo fica mais fácil, porque sabemos que não estamos sozinhos. “E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos". Mateus 28:20
Mesmo diante da angústia, Jesus manteve-se na cruz; um lugar onde não poderia estar acompanhado. Não foram os pregos que o mantiveram lá, mas sim o seu imenso amor por nós. Ele suportou a dor para que hoje pudéssemos superar sentimentos de abandono, desânimo e solidão.
É essencial que você entenda que nunca está sozinho. A vitória de Jesus no Calvário proporcionou a possibilidade de você se tornar uma habitação para o Espírito Santo. Como está escrito em 1 Coríntios 3:16: "Não sabem que vocês são santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vocês?". Sua ressurreição é a garantia de que Ele estará com você todos os dias.
No Calvário, em sua solidão, Jesus derrubou barreiras. Sua vitória sobre a morte selou o compromisso de estar ao nosso lado em todos os nossos caminhos. Esta é a nossa certeza. Assim como Davi, temos a confiança hoje de que Ele sempre estará conosco. Como expressa o Salmo 23:4: "Mesmo que eu caminhe pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, pois Tu estás comigo".
A profecia está viva entre nós: “Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, E chamá-lo-ão pelo nome de EMANUEL, Que traduzido é: Deus conosco.” Mateus 1:23
Graça e paz da parte de nosso Senhor Jesus Cristo
Pr. Decio Fonseca
Nenhum comentário:
Postar um comentário