LUTA INTERIOR

Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus. Mas vejo nos meus membros outra lei que, guerreando contra a lei da minha mente, me faz prisioneiro da lei do pecado que está nos meus membros.” - Romanos 7:22,23

O conflito está instaurado, e o próprio Evangelho nos leva a uma guerra interior. É interessante notar que a condição mental que nos conduz à hesitação ou insegurança entre opções excludentes, mencionada pelo apóstolo Paulo (prazer na lei de Deus x prisioneiro do pecado), não existe em nós até que sejamos santificados pelo Espírito de Deus. Certo é que, mesmo depois de entregar nossa vida a Cristo, continuaremos a viver debaixo da escravidão. A diferença agora é que, após a conversão, é possível escolher a quem serviremos, e isso acontece por causa do novo nascimento.

O homem carnal mergulha no pecado como se não houvesse controle em si mesmo. Agir corretamente é difícil para o homem natural. Como diz Romanos 7:15: “Não entendo a mim mesmo, pois quero fazer o que é certo, mas não o faço. Em vez disso, faço aquilo que odeio.” Ele, completamente cambaleante, sem rumo certo, ao sabor dos acontecimentos, fustigado por suas concupiscências, sem qualquer resistência à ação do pecado, não aceita a direção do Espírito Santo. Como afirma 1 Coríntios 2:14: “Mas o homem natural não aceita as verdades do Espírito de Deus. Elas lhe parecem loucura, e ele não consegue entendê-las, pois apenas quem é espiritual consegue avaliar corretamente o que diz o Espírito.

Como agir diante do dilema que se apresenta? Quanto mais nos santificamos, mais sentimos repugnância pelo pecado que age em nossa carne. Como disse Isaías 6:5: “Então eu disse: ‘Estou perdido! É o meu fim, pois sou um homem de lábios impuros e vivo no meio de pessoas de lábios impuros. Meus olhos, porém, viram o Rei, o Senhor dos Exércitos!’”

O conselho de Paulo é livrarmo-nos da antiga natureza e do velho modo de viver, permitindo que o Espírito renove nossos pensamentos e atitudes. Não devemos deixar que o pecado domine nosso corpo. Romanos 6:13 nos exorta: “Não deixem que nenhuma parte de seu corpo se torne instrumento do mal para servir ao pecado, mas, em vez disso, entreguem-se inteiramente a Deus, pois vocês estavam mortos e agora têm nova vida. Portanto, ofereçam seu corpo como instrumento para fazer o que é certo para a glória de Deus.”

Graças a Deus, a resposta está em Jesus Cristo, nosso Senhor. O Espírito Santo providencia auxílio para revestirmo-nos de uma nova natureza, preparada para nós, que é verdadeiramente justa e santa, como Deus o é. O pecado já não é mais o senhor de nossas vidas, pois já não vivemos sob a lei, mas sob a graça de Deus. “O pecado não é mais seu senhor, pois vocês já não vivem sob a lei, mas sob a graça de Deus.” Romanos 6:14

Segundo as palavras do reformador Melanchton: “O velho Adão pode ser muito forte para cada um de nós, mas graças a Deus ele não é suficientemente forte para Cristo Jesus, nosso Senhor. Ele nos dará a vitória, dia a dia e durante todos os dias.” Amém. 

Graça e paz da parte de nosso Senhor Jesus Cristo. 

Pr. Decio Fonseca 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

  JAIRO: UM PAI QUE BUSCOU JESUS POR SUA FILHA “Não tenha medo; apenas creia.” Marcos 5:36 (NAA) Quando meu primogênito ainda era um be...