RELACIONAMENTO COM DEUS
“Aproximem-se de Deus, e Ele se aproximará de vocês...” - Tiago 4:8 NVT
Como tem sido a sua conexão com Deus? Saiba que, da parte Dele, Ele está sempre disponível para se relacionar conosco. Ele está constantemente presente, sempre atento e sempre respondendo. Ele não está distante ou alheio a você; pelo contrário, Ele deseja estabelecer um relacionamento íntimo e pessoal conosco. Ele nos conhece pelo nome e se importa profundamente conosco.
O texto básico destaca a relevância de cultivar uma conexão pessoal e profunda com Deus, reforçando a ideia de que a relação com Deus é uma experiência pessoal e singular para cada ser humano. Significa dizer que a maneira como nos conectamos e nos comunicamos com Deus pode variar de pessoa para pessoa. Para alguns, esse relacionamento pode ser expresso através da oração silenciosa, para outros pode ser através do louvor e adoração, e para outros ainda pode ser através do serviço aos outros. Cada um de nós tem uma maneira única de se relacionar com Deus que reflete nossa personalidade, nossas experiências de vida e nossa compreensão de Deus.
No entanto, a chave para esse relacionamento é buscá-lo. Isso significa fazer um esforço consciente para passar tempo com Deus, seja através da oração, da leitura da Bíblia. Buscar a Deus também significa estar aberto à Sua presença em nossas vidas, estar atento à Sua orientação e estar disposto a seguir a Sua vontade.
Quando você se aproxima de Deus, Ele se revela a você. Este é um princípio fundamental na busca espiritual e na relação com o nosso Pai celestial. Ele se revela a nós de maneiras profundas e pessoais. Ele nos mostra Seu amor, Sua graça e Sua verdade, e nos convida a entrar em um relacionamento mais profundo e íntimo com Ele. É uma jornada de descoberta e transformação que começa com um simples passo em Sua direção.
Aproximar-se de Deus é um ato do coração e da alma. Significa abrir nosso coração para Deus, convidando-O a entrar e transformar nossas vidas. "Preste atenção! Estou à porta e bato. Se você ouvir minha voz e abrir a porta, entrarei e, juntos, faremos uma refeição, como amigos.” Ap. 3:20 NVT
Quando nos aproximamos de Deus com um coração sincero, começamos a perceber Sua presença em nossa vida de maneiras que talvez não tenhamos percebido antes. Podemos começar a ver Sua mão em nossa vida diária, guiando-nos, protegendo-nos e provendo para nós. Podemos começar a entender mais profundamente Seu amor por nós e Seu desejo de ter um relacionamento pessoal conosco. Deus se revela de maneiras que são únicas para cada um de nós.
O salmista articula um desejo profundo e ardente de estar em comunhão com Deus. Ele reconhece que todos nós compartilhamos essa necessidade intrínseca de proximidade com o nosso Criador. Ele emprega a metáfora de uma corça que, após extensas caminhadas sob o sol abrasador, anseia desesperadamente por água fresca e revitalizante. Esta imagem vívida serve para exemplificar o anseio intenso e profundo de uma alma sedenta pela presença de Deus. “Como a corça anseia pelas correntes de água, assim minha alma anseia por ti, ó Deus. Tenho sede de Deus, do Deus vivo; quando poderei estar na presença dele?” Salmos 42:1-2 NVT
O anseio profundo da alma pela presença divina e a busca incessante pela vida que Nele há exemplificam um desejo intenso e tangível de estar na presença deste Deus tão glorioso. Sua alma, o cerne de sua existência, anseia por Deus da mesma forma que a corça anseia por água. Ele tem sede de Deus, uma sede que só pode ser dessedentada por aquele que tem a água viva. Ele busca o Deus vivo, um Deus que é real, atuante e presente em sua vida.
Em conclusão, a busca por Deus é uma jornada pessoal e íntima que cada um de nós empreende. É um caminho que requer sinceridade de coração. É um caminho que nos leva a uma compreensão mais profunda de quem Deus é e de como Ele trabalha em nossas vidas. É um caminho que nos transforma, molda nosso caráter e nos torna mais semelhantes a Ele. E, acima de tudo, é um caminho que nos leva a um relacionamento mais profundo e significativo com o nosso Criador. E quando buscamos a Deus com todo o nosso coração, encontramos a satisfação e a plenitude que só podem ser encontradas em Sua presença. Deus está sempre pronto para se relacionar conosco, e é nosso privilégio e alegria buscar e conhecer a Ele.
Que Deus, nosso Pai, e o Senhor Jesus Cristo lhes deem graça e paz.
Pr. Decio Fonseca
Fico pensando sobre o tamanho dessa palavra, "aproximar," quando diz respeito a nós e Deus.
ResponderExcluirQuem se interpôs entre nós. Emanuel.
Jesus se interpôs recebendo sobre si toda a ira de Deus; ira que estava destinada a nós.
ResponderExcluir