SALVAÇÃO: PRESENTE DE DEUS
“De que adianta, meus irmãos, dizerem que têm fé se não a demonstram por meio de suas ações? Acaso esse tipo de fé pode salvar alguém?” Tiago 2:14 NVT
A questão que se apresenta é: se nos dedicarmos a ser pessoas íntegras, bondosas e cumpridoras de nossos deveres, será isso suficiente para obtermos absolvição quando nos depararmos com o julgamento divino?
Afinal, não há uma única alma no mundo que possa resistir a um exame minucioso de Deus quando a equação é: pecado versus justiça divina. Se Deus utilizasse sua medida de justiça para avaliar nossas vidas, certamente falharíamos, pois nossa justiça é imperfeita. “Estamos todos impuros por causa de nosso pecado; quando mostramos nossos atos de justiça, não passam de trapos imundos. Como as folhas das árvores, murchamos e caímos, e nossos pecados nos levam embora como o vento.” Isaías 64:6 NVT
Existe um mito popular que sugere que as pessoas podem conquistar o favor de Deus por mérito próprio, mesmo que a Bíblia indique que ninguém será justificado pelas obras da lei. Na realidade, todos nós temos uma dívida e, como devedores, somos incapazes de quitá-la. “... ninguém é declarado justo diante de Deus pela obediência à lei". Gálatas 2:16 NVT
Por essa razão, o Evangelho é conhecido como as "boas novas de Deus". Ele nos oferece uma informação de valor inestimável: que o Evangelho é o poder de Deus em ação para salvar todos aqueles que creem. As boas notícias presentes no Evangelho revelam como Deus nos considera justos diante Dele, algo que, do início ao fim, ocorre por meio da fé. É a revelação de que nossa dívida foi quitada, única e exclusivamente, através do sacrifício de Cristo Jesus no Calvário.
É como se a nossa conta no banco celestial estivesse com um enorme saldo devedor, no vermelho mesmo. Ao compreendermos que nossa salvação não se dá apenas pela morte de Cristo, mas também por Sua vida, o Pai realiza uma transferência dos créditos que pertencem a Jesus, anulando nosso débito. Portanto, quando aceitamos a Cristo pela fé, o mérito de Cristo é transferido para nós.
E no que diz respeito às obras, como elas se encaixam nessa relação, considerando que Tiago 2:26 afirma que a fé sem obras é morta?
Estudiosos da palavra enfatizam que a fé, quando acompanhada de ações, é aperfeiçoada, tornando-se completa e genuína, ficando claro que fé e as obras são inseparáveis na vida cristã. Esse é o entendimento de Wesley.
Fato é que a Bíblia jamais entra em contradição quando o assunto é fé versus obra. Afirma Hernandes que a evidência da fé são as obras e a causa é a salvação, bem como as boas obras não são a causa de nossa salvação, mas o resultado dela. Somos salvos pela graça, mediante a fé, para as boas obras. Não somos salvos pela fé mais as obras, mas somos salvos pela fé, para as boas obras. Portanto as obras são uma manifestação natural da fé verdadeira, e não um meio de alcançar a salvação. A salvação vem pela fé, e as obras são a evidência dessa fé.
Certamente, dedicar-se a ser uma pessoa íntegra, bondosa e cumpridora de seus deveres é uma responsabilidade fundamental de todo cidadão. Isso significa agir com honestidade e transparência, tratar os outros com gentileza e respeito, e cumprir as obrigações que temos em nossas vidas pessoais, profissionais e sociais. Essas qualidades não apenas contribuem para o nosso próprio crescimento pessoal, mas também promovem uma sociedade mais justa, pacífica e harmoniosa. Portanto, é um dever de todo cidadão se esforçar para cultivar essas virtudes em suas vidas. No entanto, é importante lembrar que o cumprimento dessas obrigações não garante a vida eterna, que é alcançada única e exclusivamente pela fé em Cristo Jesus.
A salvação é um dom de Deus, concedido por meio da graça, e não é algo que possamos conquistar por meio de nossas próprias ações ou méritos. É um presente que aceitamos pela fé. “Vocês são salvos pela graça, por meio da fé. Isso não vem de vocês; é uma dádiva de Deus.” Efésios 2:8 NVT
Que Deus, nosso Pai, e o Senhor Jesus Cristo lhes deem graça
e paz.
Pr. Decio Fonseca
Nenhum comentário:
Postar um comentário