O DISCURSO DE PEDRO

“Então Pedro deu um passo à frente com os onze apóstolos e dirigiu-se em alta voz à multidão: "Ouçam com atenção, todos vocês, povo da Judeia e habitantes de Jerusalém! Escutem o que lhes digo!” Atos 2:14 (NAA)

Estão enganados aqueles que pensam que a morte de Jesus foi um acidente ou um evento aleatório. Sua morte foi, na verdade, um plano orquestrado pela Trindade na eternidade. A morte do nosso Salvador não pegou Deus desprevenido; Jesus caminhou para a cruz como um atleta que sobe ao pódio para receber sua medalha de ouro. Ele enfrentou a dor e o sofrimento com determinação, amor e propósito. Sua vitória na cruz trouxe a maior recompensa de todas: a salvação para todos nós. “Depois de dizer todas essas coisas, Jesus olhou para o céu e orou: ‘Pai, chegou a hora. Glorifica teu Filho, para que ele te glorifique,'”  João 17:1 (NVT)

No discurso de Pedro, no dia de Pentecostes, esta verdade veio à tona para a multidão presente: “Ele foi entregue conforme o plano preestabelecido por Deus e seu conhecimento prévio daquilo que aconteceria.” Atos 2:23 (NVT)

A ressurreição de Jesus não foi uma história criada pelos discípulos para fortalecer seu grupo. Pelo contrário, ela é o cerne da nossa esperança e da mensagem do evangelho. É inegável que Jesus venceu a morte e está vivo. “Mas Deus o ressuscitou, libertando-o dos horrores da morte, pois ela não pôde mantê-lo sob seu domínio.” Atos 2:24 (NVT)

No terceiro ponto de seu discurso, Pedro exalta a pessoa do Senhor Jesus, ressaltando que, ressurreto, Cristo está à destra de Deus Pai, onde reina eternamente. Entretanto, a igreja não ficaria abandonada neste mundo; como prometido pelo Pai, Ele envia o Espírito Santo para estar no meio de Sua amada igreja.  “Ele foi exaltado ao lugar de honra, à direita de Deus. E, conforme havia promet0ido, o Pai lhe deu o Espírito Santo, que ele derramou sobre nós, como vocês estão vendo e ouvindo hoje.” Atos 2:33 (NVT)

Inegavelmente, naquele dia, o auditório presente ficou ciente de que nada, absolutamente nada, foge ao senhorio de Jesus, sobre o qual está toda a autoridade no céu e na terra. "Portanto, saibam com certeza todos em Israel que a esse Jesus, que vocês crucificaram, Deus fez Senhor e Cristo!" Atos 2:36 (NAA)

Havia uma especificidade naquele sermão, pois ele precisava penetrar corações endurecidos e alcançar muitos religiosos que necessitavam de transformação em suas vidas. Pedro foi objetivo ao declarar que a ação de Deus visava o arrependimento, seguido do perdão, redenção e, finalmente, a salvação. "Vocês devem se arrepender, para o perdão de seus pecados, e cada um deve ser batizado em nome de Jesus Cristo. Então receberão a dádiva do Espírito Santo.” Atos 2:38 (NAA)

Como resultado dessa extraordinária manifestação do Espírito Santo, usando a boca de Pedro para anunciar o plano de Deus para a humanidade, muitos aceitaram a oferta de salvação. As palavras tocaram profundamente os corações dos ouvintes, que perguntaram a Pedro e aos outros apóstolos: "Irmãos, o que devemos fazer?" Atos 2:37 NAA. Naquele dia quase três mil pessoas se renderam aos pés do Salvador.  Esse evento marcou o início da igreja cristã, como uma comunidade de crentes unida pela fé em Jesus Cristo e pelo poder transformador do Espírito Santo. A resposta de Pedro foi clara e direta: “Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos seus pecados, e receberão o dom do Espírito Santo.” Atos 2:38 (NAA)

Ainda hoje, o mesmo Espírito continua a usar servos e servas para anunciar a verdade absoluta: Jesus morreu, ressuscitou e está vivo. Essa mensagem de esperança e salvação é proclamada em todo o mundo, transformando vidas e trazendo luz às trevas. Alimentada pelo Espírito Santo, a mensagem de Pedro ressoa hoje, chamando todos ao arrependimento, ao perdão e à vida eterna em Cristo.

A missão da igreja fiel do Senhor Jesus permanece a mesma: compartilhar o evangelho com amor e convicção, com confiança no poder do Espírito Santo para tocar os corações e trazer arrependimento e fé. Cada testemunho, cada ato de bondade e cada palavra de verdade contribuem para o desenvolvimento do Reino de Deus e mostram que a mensagem de Jesus é tão relevante hoje como foi no dia de Pentecostes.

Como igreja, que possamos continuar a proclamar esta verdade com amor e convicção, confiando no poder transformador do Espírito Santo

Que a graça e a paz estejam com vocês, da parte daquele que é, que era e que há de vir.               

Pr. Décio Fonseca

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  QUANDO TUDO FALHA, DEUS CONTINUA NO CONTROLE “Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado.” Jó 42:2 (NAA) A d...