DEUS ESCOLHE O IMPROVÁVEL

"Muitos que são os primeiros serão os últimos, e muitos que são os últimos serão os primeiros." (Mateus 19:30, NVI).

Você já se sentiu desprezado, esquecido ou sem propósito? Já olhou ao redor e pensou que nunca seria capaz de realizar algo significativo? Se sua resposta for sim, saiba que não está sozinho. A Bíblia está repleta de histórias de pessoas improváveis, homens e mulheres que o mundo descartou, mas que Deus escolheu para cumprir Seus propósitos. Enquanto os homens valorizam força, posição e aparência, Deus vê o coração e escolhe aqueles que parecem pequenos aos olhos do mundo para realizar grandes obras.

Ao longo da história bíblica, vemos esse padrão se repetir. Abel, mesmo sendo o filho mais novo, ofereceu um sacrifício com fé e sinceridade, e por isso foi aceito por Deus. "Pela fé, Abel ofereceu a Deus um sacrifício superior ao de Caim" (Hebreus 11:4, NVI). Jacó, escolhido para carregar a promessa, contrariou a tradição humana ao receber a bênção que, aos olhos do mundo, pertenceria ao seu irmão Esaú. "O mais velho servirá ao mais novo" (Gênesis 25:23, NVI). José, o penúltimo dos filhos de Jacó, foi desprezado pelos irmãos, vendido como escravo e humilhado, mas Deus o exaltou, tornando-o governador do Egito.

Moisés, o mais novo entre seus irmãos, enfrentava dificuldades na fala e temia o chamado divino, mas Deus o escolheu para libertar Israel do Egito. "Certamente estarei com você" (Êxodo 3:12, NVI). Gideão, de uma família humilde, se via como o menor de sua casa e, ainda assim, foi chamado para liderar Israel contra os midianitas. "O Senhor é contigo, poderoso guerreiro" (Juízes 6:12, NVI). Davi, o caçula, sequer foi considerado pelo próprio pai quando Samuel buscava um rei para Israel, mas Deus o escolheu para derrotar Golias e governar Seu povo

Salomão, que não era o primogênito de Davi, foi o escolhido para governar Israel e construir o templo, recebendo de Deus um coração sábio e discernimento. "Eu lhe darei um coração sábio e discernimento" (1 Reis 3:12, NVI). O filho mais novo da parábola do filho pródigo desperdiçou tudo, mas ao se arrepender encontrou o amor e o perdão do pai, mostrando que Deus sempre está pronto para restaurar aqueles que retornam a Ele. "Estava morto e voltou à vida; estava perdido e foi achado" (Lucas 15:32, NVI). Timóteo, jovem e inexperiente, foi chamado para ser líder da igreja primitiva, provando que Deus não despreza a juventude, mas capacita aqueles que se entregam a Ele.

Olhando para todas essas histórias, percebemos um padrão: Deus não escolhe segundo os critérios humanos. Enquanto os homens valorizam o mais forte, o mais habilidoso, o mais influente, Deus vê o coração e usa aqueles que o mundo considera fracos para confundir os sábios. "O Senhor desfaz os planos das nações e frustra os propósitos dos povos. Mas os planos do Senhor permanecem para sempre, os propósitos do seu coração, por todas as gerações" (Salmos 33:10-11, NVI).

Talvez você se sinta pequeno, incapaz ou sem importância. Talvez já tenha sido rejeitado, desacreditado ou colocado de lado. Mas Deus vê em você algo que os olhos humanos não podem enxergar. Ele transforma fraqueza em força, humilhação em honra e desprezo em propósito. "A minha graça é suficiente para você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza" (2 Coríntios 12:9, NVI). Não importa se você foi esquecido por outros, Deus jamais se esquece de você.

Se Ele escolheu Abel em vez de Caim, Jacó em vez de Esaú, José em vez de seus irmãos, Moisés apesar de sua insegurança, Gideão apesar de seu medo, Davi apesar de sua juventude, Salomão apesar de sua inexperiência, e Timóteo apesar de sua pouca idade, o que o impede de escolher você? "Porque Deus não escolheu vocês por serem mais numerosos que os outros povos, pois eram o menor de todos. Mas foi porque o Senhor os amou e cumpriu o juramento que fez aos seus antepassados" (Deuteronômio 7:7-8, NVI).

O que nos qualifica não é nossa força ou capacidade, mas a graça de Deus. Se hoje você se sente pequeno diante dos desafios da vida, lembre-se de que Deus ama escolher o improvável para realizar o impossível. "Tudo é possível para aquele que crê" (Marcos 9:23, NVI). Confie n’Ele, entregue suas inseguranças em Suas mãos e permita que Ele revele o propósito que tem para sua vida.

Que Deus, nosso Pai, e o Senhor Jesus Cristo lhes deem graça e paz.

18_ter_mar_2025

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  JAIRO: UM PAI QUE BUSCOU JESUS POR SUA FILHA “Não tenha medo; apenas creia.” Marcos 5:36 (NAA) Quando meu primogênito ainda era um be...