DESCANSO DA ALMA

“Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso.” Salmos 23:2 NAA

Vivemos em constante estresse: a pressão do trabalho, as responsabilidades familiares e as exigências sociais podem nos deixar sobrecarregados. Esse estado contínuo de tensão pode afetar nossa saúde física e mental, levando a problemas como insônia, ansiedade e até doenças crônicas. Vemos como essencial o cuidado de nós mesmos para podermos enfrentar os desafios do dia a dia com mais tranquilidade e equilíbrio. O que fazer diante das imposições deste mundo?

A figura dos “pastos verdejantes” nos fala não só de provisão em relação ao alimento da ovelha, mas também de um local aprazível onde o Senhor nos conduz como rebanho amado, para providenciar descanso do calor dos embates diários. Um momento de repouso e refrigério. Com imenso amor, o Senhor cuida de nossas vidas, proporcionando-nos descanso das lutas e provas.

Em Cantares, Salomão compara as muitas aflições que nos atingem ao calor do meio-dia, que queima nossa pele e a torna morena em nossa jornada pelo causticante deserto deste mundo. “Não olhem para a minha pele morena, porque o sol me queimou.” Cantares 1:6 NAA. E ainda nesse lugar deserto, sem pessoas e sem animais, o Senhor dos Exércitos prepara uma morada para Seu povo, fazendo dele um lugar seguro para repousar. (Jeremias 33:12 NAA).

Em meio às nossas fraquezas, como ovelhas do rebanho do Senhor, reconhecemos nossa fragilidade e clamamos pelo auxílio divino que, prontamente, vem em nosso socorro. Observemos que é o Senhor quem nos faz descansar: “Ele nos faz repousar.”

Às vezes, as provas são tão intensas que não encontramos forças sequer para orar. Tudo se torna tão difícil que, por nós mesmos, não conseguimos alcançar o objetivo que nos é proposto. É nesse momento que o nosso querido Pastor, o Todo-Poderoso, Criador dos céus e da terra, se apresenta para nos conduzir a um delicioso descanso em pastagens preparadas por Ele mesmo. Naquele espaço incomparável, em Sua presença, Ele não apenas nos alimenta, mas também nos dá descanso. Nos pastos verdejantes, posso contemplar o Senhor na beleza de Sua santidade e gozar de Sua plenitude. “Tu me farás ver os caminhos da vida; na tua presença há plenitude de alegria, à tua direita, há delícias perpetuamente.” Salmos 16:11 NAA

Em seguida, percebemos que, na continuidade dos ensinamentos do versículo, o salmista nos instrui sobre os cuidados permanentes do Senhor ao nos conduzir às águas tranquilas. Observem, irmãos, que não são águas turbulentas ou agitadas pela loucura do mundo, onde há conflito e perturbação, mas sim águas tranquilas e serenas. Deus não nos arrasta forçosamente para esse lugar, mesmo sendo aquele espaço um lugar de paz; ao contrário, Ele nos “leva”, mostrando o caminho com amor e, pacientemente, nos conduz e essa experiência gloriosa.  “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo.” Apocalipse 3:20 NAA. O nosso Sumo Pastor faz tudo com amor para que possamos segui-Lo às águas de descanso de forma serena e imperturbável.

Ouvimos a voz do Pastor e, com alegria, seguimos Seus passos. Como está escrito em João 10:27: “As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem.” Sabemos que Ele tem preparado o melhor para cada um de nós, tanto aqui nesta terra quanto na eternidade que nos aguarda.

Tal como as ovelhas, somos indefesos e incapazes de nos proteger. Não conseguimos tirar os carrapichos que grudam em nosso pelo por onde passamos. Nossa visão é curta, não enxergamos claramente à distância; não vemos o abismo nem o predador que ronda nossa tenda. Somos teimosos em nossas decisões e carecemos de senso de direção. Por tudo isso, necessitamos da misericórdia do Senhor, sem a qual seremos consumidos. Precisamos constantemente do auxílio e dos cuidados do Senhor. Ele deseja ser, individualmente, o Pastor de todos aqueles que nEle confiam. Ele nos conhece profundamente e cuida de cada um de nós com amor e atenção. “Quero trazer à memória o que pode me dar esperança. As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade.” Lamentações 3:21-23 NAA

Amados, em virtude disso, deixemos que nosso querido Pastor, nosso amado Salvador, nos faça repousar em pastos verdejantes e nos leve para junto das águas de descanso. Sob Seus cuidados, encontraremos paz e segurança, sabendo que Ele estará sempre presente para nos guiar e proteger. Com Ele, não precisamos temer o futuro, pois Ele nos conduzirá com amor e sabedoria.

Que Deus, nosso Pai, e o Senhor Jesus Cristo lhes deem graça e paz.

Pr. Décio Fonseca

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  JAIRO: UM PAI QUE BUSCOU JESUS POR SUA FILHA “Não tenha medo; apenas creia.” Marcos 5:36 (NAA) Quando meu primogênito ainda era um be...