TINHA TUDO PARA DAR ERRADO

Perguntou Natanael: ‘Nazaré? Pode vir alguma coisa boa de lá?’ Disse Filipe: ‘Venha e veja’.” (João 1:46, NVI).

Era uma vez um menino que veio ao mundo em meio a desafios e situações difíceis, que tornaram sua vida bem como a de sua família um pouco complicada. Tudo levava a crer que esse menino estava destinado ao fracasso. A situação de sua mãe era ainda mais difícil. Certamente se sentia sozinha e desamparada com receio de enfrentar olhares de julgamento por ser mãe solteira, enfrentando uma batalha por dignidade e respeito. Seu futuro marido dilacerado pela dúvida, quase a abandonou por causa de um filho que não era dele. 

Pois bem, esse era um cenário onde tudo parecia destinado ao fracasso para aquele menino. Entretanto, seu nome, escolhido de antemão, era Emanuel, que significa "Deus conosco", trazendo consigo uma promessa e uma presença capazes de transformar não apenas sua própria história, mas também a de todos ao seu redor. Mesmo em meio às adversidades e ao desprezo, Emanuel trouxe luz às trevas, esperança ao desespero e amor à rejeição. Ele provou que nenhuma batalha é invencível quando Ele está presente.

Por ter nascido em um lugar desprovido de luxo, mas apenas em um espaço simples destinado aos animais, Emanuel, o menino que foi desprezado, demonstrou que não se intimidaria com a simplicidade ou com a impureza de nossos corações. Até hoje, Ele deseja habitar em nossos corações, mesmo que estejam marcados pela dor e pelo pecado, trazendo consigo a promessa de purificá-los, transformá-los e preenchê-los com Sua luz e amor renovador, lavando-os com Seu sangue purificador.  “Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei e cearei com ele, e ele comigo.” (Apocalipse 3:20, NVI).

Por ter crescido em humildade e sem glórias, em um canto esquecido e oprimido sob o domínio de forças hostis, Ele desenvolveu um amor profundo pelos pobres de espírito, a quem chamava de bem-aventurados. Compreendia suas dores, lutas e o peso de suas cargas. Sua compaixão e amor se estendiam aos esquecidos e desprezados pela sociedade, oferecendo-lhes dignidade, esperança e cuidado. Sua jornada de desafios o fez brilhar como luz para os que andavam em trevas: “O povo que caminhava em trevas viu uma grande luz; sobre os que viviam na terra da sombra da morte raiou uma luz.” (Isaías 9:2, NVI).

Na idade adulta, Ele liderou um grupo de pobres, doentes e marginalizados, e hoje é o Sumo Pastor, reunindo pecadores a quem chama de Sua igreja amada. Por amor, entregou Sua própria vida, pagando um alto preço para que Seu povo pudesse buscar, diariamente, a santificação, sem a qual não poderão vê-Lo ou adorá-Lo. Sua graça continua transformando corações, convidando todos a deixarem o passado e viverem uma nova vida marcada por amor, perdão e pureza. "Dos seus pecados e iniquidades não me lembrarei mais." (Hebreus 10:17, NVI).

Quando Ele esteve aqui neste mundo, não tinha um lugar para descansar a cabeça, vivendo com simplicidade e humildade. Entretanto, após Sua morte e ressurreição, prometeu que iria preparar um lugar especial para nós. Essa promessa reflete Seu amor eterno e o propósito de nos dar um lar celestial, onde encontraremos descanso, paz e comunhão com Ele para sempre. Ele nos convida a confiar nessa esperança e a viver com os olhos voltados para a eternidade. “Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se não fosse assim, eu já lhes teria dito. Pois vou preparar um lugar para vocês.” (João 14:2, NAA).

Ele foi acusado de mentiroso, comilão, beberrão e herege; entretanto, jamais se desviou de Sua missão. Com paciência e amor, enfrentou calúnias e rejeição para oferecer perdão, cura e salvação a todos que o buscavam. Suas ações e palavras revelavam a verdade, desafiando preconceitos e religiosidade vazia. Mesmo diante das falsas acusações, Ele permaneceu fiel ao propósito de trazer luz aos que estavam em trevas, transformando vidas com graça e compaixão. "Ele foi oprimido e humilhado, mas não abriu a boca. Como cordeiro foi levado ao matadouro e, como ovelha muda diante dos seus tosquiadores, ele não abriu a boca." (Isaías, 53:7, NAA).

Morreu numa cruz, suportando dor e humilhação, e foi enterrado em um túmulo emprestado, sinal de Sua humildade e aparente derrota. No entanto, após o terceiro dia, Ele ressuscitou, vencendo a morte e trazendo esperança e vida eterna para todos os que n'Ele creem. Sua ressurreição é o marco da vitória definitiva sobre o pecado e a morte, garantindo que, através d'Ele, temos acesso à vida nova e eterna junto a Deus. "Tragada foi a morte pela vitória." (1 Coríntios 15:54, NAA).

Esse menino parecia destinado ao fracasso, mas superou desafios para cumprir o projeto elaborado na eternidade. Sua vida é prova de que Deus transforma cenários de aparente derrota em redenção e esperança. Ele é Jesus, o Cristo, que trouxe salvação ao mundo e inspira gerações com Seu amor e poder transformador. Como Rei dos Reis, Ele mostra que até as circunstâncias mais adversas podem ser transformadas em vitória pela graça de Deus.

... então não esmoreça, você também pode dar certo. Assim como Ele superou adversidades, você também pode vencer os desafios que surgem em seu caminho. Acredite que Deus tem um propósito para sua vida e, com fé e perseverança, você pode transformar dificuldades em oportunidades de crescimento e realização. Não desista, pois cada batalha enfrentada é uma chance de revelar a força que existe em você e alcançar vitórias significativas, tudo isso, em Cristo Jesus, nosso amado Salvador.

Que Deus, nosso Pai, e o Senhor Jesus Cristo lhes deem graça e paz.

Pr. Décio Fonseca

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  JAIRO: UM PAI QUE BUSCOU JESUS POR SUA FILHA “Não tenha medo; apenas creia.” Marcos 5:36 (NAA) Quando meu primogênito ainda era um be...